Precisa de ajuda? - (11) 9 8877-4839 (Claro)
Um pouco de nossa história.
Desde março de 2005, ex-alunos do GEVOA têm se encontrado no primeiro sábado de cada mês no Bar Memorial, no Campo Belo e, a partir do mês de setembro de 2013, no Bar Ufizzi. A iniciativa, que partiu de representantes da turma de 69, foi recebendo adesões de outras turmas mês a mês. Três meses depois, desta vez no dia 11/06/2005, o Memorial foi testemunha de um encontro marcante com representantes das turmas de 62 até 77 e vários professores, que se reuniram para um animado almoço que se estendeu até tarde da noite. Foram quase 250 pessoas.
Nas semanas seguintes, uma intensa troca de e-mails e telefonemas, entre os que participaram daquela reunião, foi convergindo para o amadurecimento da criação de uma associação que desenvolvesse, de forma ordenada, as idéias que estavam sendo rapidamente geradas. No encontro de 2 de julho de 2005, o grupo se reuniu para confraternizar e também para pensar em como materializar todo esse caldo de idéias.
A partir desse encontro, definiram-se grupos de trabalho com tarefas específicas: formalizar a criação da associação – GVive, se aplicar na atualização do cadastro de ex-alunos e professores, trabalhar pela recuperação da memória documental e afetiva do Vocacional, interagir no espaço físico da Escola Estadual Oswaldo Aranha e criar um web site para servir como ponto de aglutinação de todas essas idéias, foram algumas das metas listadas.
No dia 6 de agosto de 2005, em mais uma reunião de confraternização dos ex-alunos do GEVOA* (Ginásio Estadual Vocacional Oswaldo Aranha), e agora com a presença de ex-alunos de outras unidades, foi fundada a GVive, com a seguinte denominação: GVIVE – ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS, EX-COLABORADORES E AMIGOS DO SISTEMA DE ENSINO VOCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO.
* Com a presença de 152 sócios fundadores.
** GVive quer dizer Ginásio Vocacional vive em nossos corações.
Momento da leitura da ata da fundação da associação em 06/08/2005
Uma diretoria provisória, eleita por aclamação, assumiu a associação com a tarefa de tratar da documentação e legalização da GVive e fazer com que ela desse os primeiros passos para atingir as metas que estão em seus estatutos.
Segundo relato do colega Paulo Ricardo Simon: “A Profª Eunilde de Oliveira (E.F.) “garimpou” em inúmeros arquivos do Vocacional as informações de mais de 650 alunos e vários professores, as anotou em folhas e mais folhas de papel almaço, e estas informações serviram de embrião para o banco de dados de alunos que a GVive tem hoje”. Hoje o cadastro da GVive conta com mais de 4.000 nomes, entre ex-alunos, ex-professores, colaboradores, pais e amigos dos Ginásios Vocacionais.
No dia 6 de abril de 2006 a GVive, depois de cumprir com todas as exigências legais, recebeu o seu registro no CNPJ.
No dia 3 de junho de 2006, foi eleita, pelo voto direto dos nossos associados, a primeira diretoria para cumprir o mandato pelo período de 1º de julho de 2006 a 30 de junho de 2008.
De lá para cá a GVive conseguiu aos poucos ir trilhando o caminho para a consecução dos objetivos propostos em seu estatuto:
Conseguiu recuperar 90% da documentação oral e escrita dos Ginásios Vocacionais de todas as unidades e, em parceria com o CEDIC/PUC, CMFEUSP – Centro de Memória da FEUSP, Arquivo Municipal de Prefeitura Municipal de Rio Claro e todas as seis unidades dos ginásios vocacionais.
Através de Seminários, Exibições e debates nos mais diversos segmentos ligados a educação participou de reflexões e discussões sobre o momento da educação brasileira, pública e privada.
Iniciou e continua desenvolvendo cursos e oficinas com o objetivo de debater, refletir e buscar soluções para os rumos de nossa educação. As oficinas e cursos são realizadas tanto em escolas públicas, quanto privadas.
Hoje a associação ultrapassou o número de 700 associados entre ex-alunos, professores, pais de alunos, amigos, parceiros e simpatizantes.
Nossa Missão:
Utilizar a experiência do Ensino Vocacional como uma plataforma para reflexões sobre o ensino público atual.
Nossos principais objetivos: